Adaptamos nossa rotina para garantir a segurança de todos os nossos profissionais e utentes, com base em recomendações feitas pelas diferentes Ordens Profissionais, sobretudo OMD, DGS , CFO, CDC.
Esse sumário apenas faz referências a medidas de proteção adicionais além de todas as outras não referidas que faziam já parte do nosso rigoroso protocolo de assepsia e desinfeção (ex. proteção de pegas, desinfeção das superfícies clínicas e equipamentos entre pacientes, etc.)
Medidas de reforço adicionais:
- À entrada na clínica passamos por tapetes desinfetantes e o uso de máscara é obrigatório . Cada utente recebe um par de propés esterilizados à entrada, e desinfeta as mãos com álcool gel 70%. Todos os objetos pessoais, mala, telemóvel do utente são acondicionados em saco plástico e fechados.
- Foram reduzidos o nº de assentos na recepção,respeitando o distanciamento entre os utentes. Recebemos um máximo de 3 utentes na sala de espera por vez.
- O mobiliário das salas de espera foi alterado para cadeiras fabricadas com materiais de fácil desinfeção. Foram retirados todo e qualquer adereço desnecessário (revistas, objetos decorativos, etc.) com o objetivo de melhorar a desinfeção ao longo do dia, que se realiza com virucida a cada 1 hora, nas superficies e piso.
- Para recirculação do ar, além das portas e janelas , temos extratores de ar instalados por toda a área clínica, o que permite a criação de pressão negativa nos gabinetes e renovação constante do ar. Aplicamos spray virucida às 14 e às 19:30 em todos os aparelhos de ar condicionado, e entre consultas em cada gabinete.
- Proteção da zona de atendimento da receção com barreira física em acrílico transparente
- Permitir a entrada na Clínica apenas a utentes com agendamento prévio que venham para consulta ou tratamentos. Agendamentos, desmarcações, remarcações de consultas ou pedidos de informação somente por via telefónica quando possível; Importante: em caso de aparecimento de sintomatologia compatível com COVID-19 antes duma consulta agendada (febre, tosse, falta-de-ar, fraqueza, perda de olfato, perda de gosto) contactar a linha SNS24 (808 24 24 24) e entrar em contacto connosco para desmarcar a dita consulta;
- A entrada de acompanhantes para os gabinetes clínicos vai ser permitida apenas aos acompanhantes de menores e em casos particulares de adultos que necessitem e beneficiem efetivamente desse acompanhamento (nestes casos apenas será permitida a entrada de 1 acompanhante);
- Ao ingressar no gabinete , o utente higieniza as mãos, remove a máscara e faz um bochecho com peróxido de hidrogénio a 3% durante 30 segundos. As cuspideiras estão desativadas, do liquido de bochecho deve ser aspirado. No final da consulta, recoloca a máscara e higieniza novamente as mãos.
- Reforçou-se os equipamentos de proteção individual (EPIs) dos Médicos-Dentistas e Assistentes-Dentárias, nomeadamente:
– uso de máscaras de dupla filtração(ex: FPP2 Europa/ N95 EUA/KN95 China) e ainda o uso de máscara cirúrgica sobre a máscara FPP2;
– uso de proteção ocular (Óculos, Sobreóculos e/ou Viseira);
– uso de fatos/ batas impermeáveis laváveis a 60 graus, que são desinfetado com spray virucida de rápida ação entre cada consulta, e trocados diversas vezes ao longo do dia;
– uso de calçados de uso exclusivo na clinica, lavável a 60 graus;
– uso de touca impermeável ou cógula.
- Após a conclusão do tratamento, o par de luvas contaminado será removido e todos os instrumentos serão levados para a zona de desinfeção e esterilização. Entretanto todas as proteções que colocámos nas superfícies de maior risco de infeção cruzada (película de plástico ou alumínio), babete, par de luvas externo bem como o restante material contaminado será depositado como habitualmente em caixote-do-lixo adequado (com tampa rígida acionada por pedal e protegido com saco de plástico preto). A diferença de procedimento é que uma vez cheio, o saco será fechado e colocado num segundo saco que também será fechado, e então depositado como habitualmente no contentor de contaminados da empresa de recolha do lixo (AMBIMED).
- Ao final de toda e cada cada consulta em que se produza aerossol ( pelo uso de destartarizador, turbinas, etc) inativamos cada sala por 45 minutos para proceder à desinfecção completa das superfícies, ventilação no espaço, desinfeção por UV, spray virucida, troca de barreiras de proteção, higienização de pisos e superfícies).
- Sempre que possível usar meios de pagamento eletrónico. O pessoal da receção deverá proceder de imediato à desinfeção do terminal de MB, esferográfica ou outro equipamento que possa ter sido partilhada com utente
- Antes de abandonar a Clínica desinfetar as mãos com gel alcoólico existente à saída. Uma vez no trabalho ou uma vez chegado a casa devemos ter em conta algumas boas práticas bastante importantes no tempo que vivemos de forma a proteger quem nos está próximo (colegas de trabalho, amigos, familiares, etc.):
Prevenção de Riscos Profissionais
- Todos os funcionários e colaboradores da Clínica estão instruídos acerca dos sintomas da COVID-19 e obrigado a avisar atempadamente a Direção Clínica do aparecimento de qualquer sintomatologia suspeita. Nesse caso será aconselhado a não se deslocar à Clínica e a entrar em contacto com a linha telefónica SNS24 (808 24 24 24).