Sobre o Branqueamento dos Dentes

O branqueamento  ou clareamento dentário é um dos procedimentos de saúde bucal cada vez mais procurado e, que requer muito critério e a orientação de um médico dentista é imprescindível.

A idade, a eventual falta de higiene, o tabaco e os hábitos alimentares vão deixando os dentes mais escuros. No entanto, o procedimento não altera a estrutura do dente e realizado de forma adequada, não danifica nem compromete o esmalte e a saúde dentária.

Leia mais no nosso Blog sobre o branqueamento dentário.

Marque a sua consulta!
como ter dentes brancos

O Nosso Trabalho

Tem uma questão? Contacte-nos!

289 397 229

289 397 229

Tem uma questão? Contacte-nos!

Questões Frequentes

O que é o clareamento/branqueamento dentário?

É um procedimento clínico para branquear dentes amarelados, escurecidos e manchados pela ação de bactérias ou pigmentos provenientes de alimentos naturais ou artificiais.

Quais são as técnicas disponíveis para branquear dentes?

Há duas formas de branqueamento – a caseira, em que, como o próprio nome diz, o paciente aplica o produto em casa sob orientação do dentista e aquela que é realizada em consultório e consiste na colocação de uma substância nos dentes do pacientes e na aplicação de laser.

Que método escolher?

Antes de tudo deverá ser feita uma avaliação para observar se existem contra indicações, como raízes expostas , cáries.

Ambos os métodos de branqueamento dentário são eficazes, mas a escolha varia de paciente para paciente. Algumas vezes, para obter melhores resultados, seu médico dentista poderá indicar os dois conjuntamente: caseiro e profissional.

Há contra-indicações?

Apesar do branqueamento dentário ser uma técnica muito utilizada, nem todas as pessoas podem fazê-lo. Por isso, é necessário procurar um profissional que fará a avaliação de cada caso. As contra-indicações do branqueamento dentário incluem: gestantes e lactantes; pessoas com sensibilidade dentária ou irritação gengival; pacientes que fizeram quimioterapia e/ou radioterapia há pouco tempo; pessoas com muitas restaurações nos dentes; menores de 18 anos.

Poderá haver complicações pós-tratamento?

A sensibilidade temporária ao frio e sangramento gengival são complicações passageiras que podem estar presentes durante o período de aplicação dos agentes branqueadores.

Os meus dentes ficarão brancos ao final do tratamento?

Os resultados do tratamento, qualquer que seja a técnica, são  dentes mais brancos. O resultado pode variar entre cada pessoa, a depender de uma série de fatores a discutir em consulta.

Quais os Cuidados após o branqueamento dentário?

Para obter um bom resultado e mantê-lo após o branqueamento, são necessários alguns cuidados básicos, nomeadamente:

  • alimentação: evitar alimentos que tenham uma alta taxa de acidez; evitar alimentos coloridos ou bebidas com corantes; evitar o consumo de sucos ácidos e refrigerantes.
  • higiene: é fundamental seguir a indicação do dentista quanto a higienização bucal; esperar 30 minutos antes de escovar os dentes após consumir alimentos ácidos ou com corante
  • mudança de hábitos: hábitos que prejudicam a qualidade dos dentes devem ser deixados de lado, tais como tabaco, consumo  frequente de alimentos com coloração forte, café, chá preto.

De quanto em quanto tempo é preciso repetir o procedimento?

Não existe um tempo médio de durabilidade dos resultados de tratamentos branqueadores já que diversos fatores, como a dieta, microbiota local e características estruturais dos dentes interferem na taxa de amarelamento e escurecimento dos dentes. Entretanto, apesar de ser permitido retoque a cada ano, normalmente não se faz  necessário em intervalos inferiores a 3 anos.

Receitas caseiras para clarear dentes: vale a pena?

Não! Algumas receitas caseiras – como limão, bicarbonato de sódio e casca de laranja – até podem remover as manchas dos dentes, mas também desgastam o esmalte, sendo expressamente contra-indicadas.

Por isso, é importante seguir apenas as recomendações de um especialista: só ele pode orientar se é mesmo preciso fazer o branqueamento dentário, qual o tipo mais indicado e qual grau de branqueamento você pode conseguir.

Não ficou esclarecido?

Coloque-nos a sua questão, teremos todo o gosto em responder com todos os detalhes necessários.




    Concordo com os Termos e Condições