Sobre a Odontopediatria

É a área da Medicina Dentária que se dedica à saúde oral dos bebés, crianças e adolescentes combinando as vertentes curativa e preventiva.

A manutenção da dentição decídua ou “dentes de leite” saudáveis é fundamental para garantir as funções fonética e mastigação, bem como assegurar uma dentição definitiva saudável. Recomenda-se a primeira visita aquando da erupção do primeiro dente, de modo a incutir o hábito de visita regular ao medico dentista, incentivando hábitos preventivos e o tratamento precoce.

Leia mais no nosso Blog sobre Odontopediatria / Dentista Crianças.

Marque a sua consulta!
odontopediatria dentista crianças

O Nosso Trabalho

Tem uma questão? Contacte-nos!

289 397 229

289 397 229

Tem uma questão? Contacte-nos!

Questões Frequentes

O que é a Odontopediatria?

 A Odontopediatria é responsável pela promoção e manutenção da  saúde oral de crianças.

Tem como objetivo preservar a dentição decídua, importante para o desenvolvimento da face. A conservação dos dentes decíduos é também importante para o desenvolvimento da fala e traz equilíbrio emocional das crianças ao se relacionarem com as demais. Os dentes decíduos são importantes também na mastigação de alimentos nos primeiros anos de vida da criança, e determinam o futuro bom posicionamento dos dentes permanentes.

Quando deve levar o seu filho pela primeira vez ao dentista?

A primeira consulta deverá realizar-se assim que surgirem os primeiros dentes.

Quando nascem os dentes de leite?

Os dentes de leite erupcionam, geralmente, entre os 6 e os 12 meses de idade, sendo considerada uma variação do normal mais ou menos 6 meses.

A erupção de dentes provoca mal-estar no bebé?

Durante a erupção dos dentes a criança apresenta as gengivas inflamadas, o que provoca algum desconforto. Por esse motivo, é normal que a criança coloque as mãos na boca, bem como alguns objetos que podem estar “sujos”. Assim, a criança está sujeita a pequenas infeções na boca ou mesmo gastrointestinais.

Como é que a cárie dentária surge nos dentes?

A partir do momento que os dentes irrompem, na superfície do esmalte adere-se uma película chamada de placa bacteriana. Por vezes fazem parte desta película bactérias que fermentam certos açúcares da dieta e liberam ácidos os quais atuam como agentes desmineralizadores do esmalte. Inicia-se, assim, um desequilíbrio iônico que leva ao aparecimento de cárie.

Quando erupcionam os dentes definitivos?

A erupção dos dentes definitivos inicia-se, habitualmente, por volta dos  5 ou 6 anos de idade, com a erupção dos incisivos permanentes. Devem ser revistos os cuidados e técnicas de higiene, devido ao novo posicionamento e tamanho desses dentes que deverão acompanhá-los por toda a vida.

Deve dar-se flúor em comprimidos aos bebés?

A DGS (Direção Geral de Saúde) desaconselha o uso de flúor em comprimidos ou gotas nos bebés e crianças, só estando aconselhada a sua prescrição em casos de elevado risco de cárie dentária, sempre a partir dos 3 anos e por indicação médica.

Não ficou esclarecido?

Coloque-nos a sua questão, teremos todo o gosto em responder com todos os detalhes necessários.




    Concordo com os Termos e Condições