Sobre a Periodontologia

Periodontologia é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes.

A patologia das gengivas é silenciosa e progressiva, e a gengivite, se não tratada, evolui e torna-se mais grave e complexa – a periodontite. A perda de osso torna-se irreversível, o mau hálito, os dentes mudam de posição e comprometem o sorriso e a saúde oral.

As doenças gengivais estão diretamente relacionadas a problemas no coração, parto prematuro, diabetes dentre outras. O tratamento, podendo ser clínico ou cirúrgico, visa estabilizar o quadro e devolver a condição de saúde bucal.

Marque a sua consulta!
periodontia

O Nosso Trabalho

Tem uma questão? Contacte-nos!

289 397 229

289 397 229

Tem uma questão? Contacte-nos!

Questões Frequentes

O que é doença periodontal?

A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes.

Qual a principal causa?

A principal causa é a higiene bucal incorreta associada à suscetibilidade genética, tabagismo dentre outras. Sem a limpeza adequada da boca, bactérias, restos de alimentos e células mortas produzem o chamado biofilme bacteriano – popularmente conhecido como placa bacteriana.

Quais os riscos da periodontite?

Os riscos da periodontite/parodontose são muitos. Sem os devidos cuidados, ela pode levar à perda das estruturas que sustentam o dente na boca (osso, ligamento e cemento) e, em estágios mais avançados, causar a perda dos dentes mau hálito, mobilidade e mudança na posição dos dentes, complicações cardíacas, parto prematuro, dentre outras alterações na saúde sistémica do indivíduo.

Quais os sintomas?

Sangramento gengival, mau hálito, inchaço gengival, mobilidade e movimentação espontânea dos dentes e até mesmo sensibilidade. É um mal  na maior parte das vezes silencioso, indolor.

Boas condições de higiene eliminam os riscos da doença?

Mesmo quem tem boas condições de higiene oral não está livre dos riscos de algumas doenças das gengivas. Fatores genéticos podem influenciar na predisposição da formação do biofilme bacteriano. Além disso, tabagismo e stress contribuem para o agravamento dos riscos.

Há tratamento eficaz?

O tratamento da doença periodontal não recupera o  suporte ósseo que foi perdido, mas interrompe o avanço da doença. Ou seja, a parodontose não tem cura, mas é uma doença crónica controlável. Portanto, sim, há tratamento eficaz e o  médico dentista que acompanha o paciente é a pessoa mais indicada para orientá-lo sobre o processo.

Como é o tratamento?

O tratamento é feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso.

Não ficou esclarecido?

Coloque-nos a sua questão, teremos todo o gosto em responder com todos os detalhes necessários.




    Concordo com os Termos e Condições